Este ano rumamos com destino ao distrito de Setúbal, mais propriamente Sesimbra e Azeitão.
No concelho de Sesimbra tivemos a oportunidade de visitar a Igreja de Nossa Senhora do Cabo Espichel inserida num complexo composto por hospedaria, a Casa de Ópera (em ruínas), a Casa da Água, a Ermida da Memória e o aqueduto.
Ainda passamos pela Moagem de Sampaio, símbolo da evolução industrial e tecnológica do inicio do século passado. Inicialmente funcionou como cavalariça, por volta de 1917 foi instalado um motor Hornsby-Stockport e o edifício foi adaptado para moagem, tornando-se numa referencia na transformação dos cereais recebidos de toda a região e subsequente comercialização da farinha obtida.
Em ambas as visitas contamos com a presença de técnicos do Município de Sesimbra que nos elucidaram da história de cada espaço.
Em Azeitão realizamos uma visita guiada à Exposição Bacalhôa Adega Museu terminando com uma prova de vinhos, onde tivemos a oportunidade de realizar a degustação de vinhos na tranquilidade do jardim japonês, onde se encontra a 'bisneta' da única árvore que sobreviveu à bomba de Nagasaki.
Ainda antes de regressarmos a terras ribatejanas, visitamos Leiveira Azulejos fábrica de azulejos de fabrico manual, onde se mantêm o mesmo processo utilizado desde o século XVIII no fabrico de azulejos.
Também nestas visitas fomos acompanhados por guias onde ficamos conhecedores de várias histórias e curiosidades.
Aproveitamos para agradecer ao Municipio de Rio Maior e aos nossos parceiros CA Crédito Agrícola e Solmaior Energias Renováveis.